Que lindo e que bonito - 6

Os Irmãos Emerson e Élcio Pscheidt

Prof. Dr. José Kormann

Em Rio Negrinho foi criada a Escola Itinerante que atendia todas as comunidades interioranas do município ministrando aulas, um dia inteiro, por semana em cada local. Essas aulas eram ministradas debaixo de árvores bem copadas, dentro de capelas, de churrasqueiras, casas de moradia, paióis, etc. O resultado foi excelente: quantos dos ali formados concluíram seu curso superior. Várias prefeituras de outros municípios copiaram esta bela iniciativa.

Mas, para tudo também existe o tal do mas; ou seja, a contradição. Numa comunidade feita a reunião para ali se iniciar mais um núcleo da escola itinerante alguém se queixou amargamente dizendo que agora que ele pensava em plantar mais, seus filhos perderiam um dia por semana só para continuar o estudo. E dizia que isso é lamentável, pois pode até inibir o progresso local.

Hoje esses irmãos, Emerson e Élcio, que realmente fizeram o tal Curso Itinerante, são os maiores agricultores da região. Cremos que ninguém como eles evoluiu por toda esta região. Empregam 13 a 14 famílias sem contar outras pessoas avulsas. Quantas máquinas agrícolas das mais modernas são usadas em suas atividades. Só de colheitadeiras são quatro e da última geração. E agora já estão partindo para aquilo que é a última palavra em tecnologia agrária: o drone.

Drone é um aparelho voador, não tripulado, guiado à distância e de cada vez maior utilidade geral, mas usado também e até muito eficientemente na agricultura para detectar, pulverizar, analisar, filmar, fotografar, planejar, interpretar, etc. Esses irmãos não param.

Alguém pode até afirmar: Sim, mas não foi a Escola Itinerante que os levou a fazer isso. E respondemos totalmente convictos do que dizemos:

É claro e bem lógico que não! Nunca o estudo, por simples estudo, é, de si e por si, a solução para qualquer problema ou fator do sucesso de uma ou de algumas pessoas ou de empresas. Estudo, por estudo, pode ajudar ou até atrapalhar. Sempre cada pessoa, ou grupo de pessoas, por si só é dona de seu sucesso ou de seu fracasso. Deus dá as graças a todos. A questão é saber aproveitar.

Recebemos, por estes dias, uma notícia, para nós, nada alegre: é que os irmãos Emerson e Élcio Pscheidt estariam pensando em grandes fazendas em outras regiões.

Se sim, que sejam felizes.



Banner-Jornais-Unidos-Pela-Vacina-180-x-210-px.png

anuncie_aqui.jpg

TM JORNALISMO LTDA. | (47) 3644-9395

Rua Otto Dettmer, 40, Bela Vista, Cep 89295-000, Rio Negrinho/SC

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal do Povo