O menino azul -12

José Kormann

JOÃO CANADÁ

Lá se foram os três pela França a fora enfrentando mil e um perigos. Nobres e católicos eram sumariamente executados ou cruelmente torturados. Mas caminharam guiados por Tangüi chegaram aos pais de Branca que, com seu barco de pesca os levou em noite de trovoada até a Itália, pois até os mares estavam vigiados. Da Itália, com os pais e irmãos de Branca atravessaram o Atlântico e chegaram ao Canadá.

O Canadá foi colonizado por franceses católicos e ingleses de religião anglicana e por isso ali também aconteceram os cruéis conflitos religiosos. Este mundo é um vale de lágrimas. É bem como diz a oração: "Gemendo e chorando neste vale de lágrimas."

Mas amigos sempre existem e lá encontraram um dos bons e sincero a toda prova e muito devoto da grande mártir francesa pela causa da França, Santa Joana d'Arc. O cognome desse grande amigo era João Canadá.

João Canadá conhecia tudo por lá. Era amigo dos índios, navegava com perfeição o Rio São Lourenço. Como católico sabia proteger-se dos anglicanos, pois a guerra ali também era horrível.

Tangüi, Doloroso, Menino Azul e os familiares da Branca passaram a viver numa grande e bem protegida fazenda francesa de bons católicos e devotos de Santa Joana d'Arc, a queimada viva como bruxa e adepta do demônio a bom preço do rei da Inglaterra.

Após a França pacificada, Tangüi, o Menino Azul, Doloroso e todos familiares de Branca Halgan voltaram à França. Arrumaram um lindo túmulo para Branca e sua amiga a filha do ecônomo e visitaram as ruinas do Castelo de Coetquen total e completamente destruído e todos os bens como terras revolucionariamente pertencentes a outros.

OBSERVAÇÕES

1 - Segundo alguns dados, o verdadeiro nome do Menino Azul teria sido Hervé-Tangüi.

2 - O célebre e lindo quadro do Menino Azul foi pintado pelo pintor inglês Thomas Gainsborough e algumas imagens que dele foram feitas inspiradas também nessa pintura.

3 - Joana d'Arc tem hoje na França sua estátua de santa posta sobre o túmulo do cardeal que a condenou a bom soldo do rei da Inglaterra e é um dos lugares mais visitados. Deus tarde, mas não falha.

4 - Não se sabe a sequência vivencial de Tangüi, Menino Azul, Doloroso, etc. ao longo de suas vidas, apenas a História registra o turbulento período que a França por um longo tempo viveu.



Banner-Jornais-Unidos-Pela-Vacina-180-x-210-px.png

anuncie_aqui.jpg

TM JORNALISMO LTDA. | (47) 3644-9395

Rua Otto Dettmer, 40, Bela Vista, Cep 89295-000, Rio Negrinho/SC

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal do Povo