Combata a timidez

José Kormann

A timidez nos faz sofrer. A gente começa por não se sentir bem entre os demais. Com a timidez facilmente se cai num círculo vicioso: quanto mais se a tem, mais se a quer deixar e quanto mais se a quer deixar, mais ela nos ataca.

Há quem querendo combater sua timidez cria para si uma superioridade artificial: querendo sempre ser a pessoa melhor do grupo. Esta segunda situação, geralmente, acaba por se tornar bem pior do que a primeira.

Com um pouco de ajuda e de boa vontade por parte da pessoa atingida por esta psicopatia, tudo se torna mais fácil.

Vamos tentar ajudar com as seguintes regras:

01 - Faça perguntas e se importe com as pessoas.

Mas sê para elas e não para si mesmo, isso lhe fara sentir-se bem e mais útil. Muitas vezes a timidez é fruto teimoso de um secreto orgulho que a pessoa carrega em si mesmo, mas sem o saber.

Geralmente a timidez é fruto de um recalque: um medo de não se sair bem e assim surge a insegurança social que nada mais é do que a timidez, ou seja, a terrível sensação de não se sair bem e, se realmente, não se sair bem, sorria, se humilde, aceite e continue. Não desista. Caminhe que a vitória será sua.

Inicie pelos mais simples, humildes e tímidos. Faça perguntas amáveis, Cumprimente. Fale deles e não de si mesmo. Quem se interessa pelos outros se torna pessoa simpática e pessoa simpática perde a timidez.

02 - Olhe nos olhos da pessoa.

No começo pode até ser muito difícil, mas vá tentando suavemente e sempre de novo, mas sem intimidar a outra pessoa. Ao olhar tente ler a pessoa, sentir a pessoa e aprender a conduzir a conversa para o lado dela e com isso você se sentirá bem e se tornará cada vez mais uma pessoa simpática e livre da timidez.

03 - Observe bem o que você diz de si próprio, sem usar palavras.

A linguagem não verbal é a mais rica de todas. Cada pessoa fala e diz muito sem usar palavras. Qualquer ser humano pode tornar-se o mais falante de um grupo sem usar palavras. Basta estar presente, deixar que seus olhos falem; sorria, fique sério, meneie a cabeça ou as mãos, concorde ou discorde com as linhas do rosto, faça transparecer a meiguice infantil, ou a graça juvenil, ou a nobre maturidade adulta, ou a linda dignidade da velhice. Toda idade tem sua beleza especial e simpatia marcante. Use-a você também, até mesmo sem falar.

04 - Lembre-se de nomes, títulos e apelidos carinhosos.

Não há música mais agradável ao ouvido humano do que o som de seu próprio nome, ou títulos carinhosos como: pai, mãe, filho, professor, amigo, vovô, vovó; ou dos apelidos dos quais gosta. Cuidado, muito cuidado mesmo, pois nem sempre aos outros é agradável o que a si próprio é.

Cuide também para que os títulos e apelidos carinhosos sejam empregados com a maior naturalidade possível e não vir a ser a nojenta bajulação da qual só os psicologicamente doentes podem gostar.

Isso bem feito será mais um passo rumo ao fim da timidez.

05 - Manifeste o dom de ouvir.

Se nós temos dois ouvidos e apenas uma boca é para ouvir mais e falar menos. Todos os BONS ouvintes aprendem muito, tornam-se interessantes, sabem responder bem e facilmente perdem a timidez.

Evite, porém, ouvir falatórios impróprios ou até mesmo nocivos. Fuja deles com sábias e educadas saídas ou reverta-os a coisas produtivas.

06 - Revele-se.

Você tem qualidades únicas, infindas e infinitas. Revele-as, mas sempre com muita prudência, cuidado e apenas no momento apropriado. A verdade certa deve ser dita e feita no tempo certo e na hora azada.

Toda luz deve brilhar. Você é luz. E por que então se esconder? Cresça e apareça. Mas não queira aparecer artificialmente. Mostre naturalmente quem você é e a que veio. Aceite cordialmente participar. Faça, alegremente, o que pode e deve fazer. Nunca force uma situação, mas deixe que ela venha por si só e virá bem antes que possa imaginar. Também não assuma demais e nem queira ser a salvação do mundo.

07 - Aproxime-se de alguém que pode estar se sentindo isolado e ser tímido.

Em psicologia: para se curar, é bom curar; para aprender é bom ensinar; para receber amor, é preciso amar; para sair da timidez, ajude os tímidos a saírem de sua timidez, etc.

Faça isto e assim, além de ter um bom remédio para ti, estarás praticando a caridade: todo bem que se faz, reverte a seu autor, enriquecido.

08 - Pense antes o que vai dizer, mas ouça bem a voz do coração, pois ele sempre tem razões que a própria razão desconhece.

Diz o adágio: Uma pessoa organizada vale por duas. Não faça coisas sem ponderar equilibradamente. Quando se cuida, ainda a gente erra; infeliz de quem não se cuidar.

Após bem pensar, planejar as ações e as palavras, poderás ajudar bem mais e vais te sentir mais seguro, errar menos e se ainda alguns erros acontecerem, estarão no perfeito limite do controle; as surpresas serão menores e a timidez, paulatinamente, será aplacada.

09 - Fale positivamente consigo mesmo.

Todos os problemas psicológicos têm sua raiz na falta de comunicação consigo mesmo. Isso causa o colapso do indivíduo desintegrando a individualidade.

A solução é o restabelecimento da comunicação consigo mesmo, via diálogo positivo. Converse positivamente consigo mesmo. Que seja uma conversa agradável, animadora, portadora de esperança, de realizações e que traga visões de um futuro promissor.

Nessas conversas dialogue, imaginariamente, com teus melhores amigos, com pessoas que nem mesmo conhece, com líderes da História, mas sempre positivamente e de preferência da melhor esfera humana.

Habitue-se a cresce, criar, subir, resolver, ajudar eficientemente.

Assim sua timidez desaparecerá.

10 - Estabeleça alvos realísticos.

Saiba o que realmente você quer. Aonde quer chegar e por que lá quer chegar. Nada pode ser a favor de quem vive tão somente acompanhando a onda, a moda, o quer porque todos querem. Seja teu falar: sim, sim e não, não. Nunca diga sim, quando quer dizer não; e nunca diga não quando quer dizer sim. Resolva, assuma e faça.

É uma forte e boa maneira de combater a timidez.

11 - Olhe para as recompensas.

Recompensa não é só dinheiro: é tudo o que de bom acontece na nossa vida. Olhe muito para suas vitórias, seu mérito, seu progresso. Isso lhe trará alegria abundante e real prazer, bem como assim perderá totalmente a timidez.

.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=.=

Trabalhar é bom remédio:

Desenvolve as faculdades,

Aprimora as qualidades,

E combate todo tédio.

O trabalho afasta o assédio,

E ao viver as realidades,

Só nos traz felicidades,

Torna a vida um forte prédio.



Banner-Jornais-Unidos-Pela-Vacina-180-x-210-px.png

anuncie_aqui.jpg

TM JORNALISMO LTDA. | (47) 3644-9395

Rua Otto Dettmer, 40, Bela Vista, Cep 89295-000, Rio Negrinho/SC

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal do Povo