Santa Cruz

Nesta sexta-feira santa somos todos convidados a venerar a Santa Cruz

Jaqueline Costa / Lívia Miranda / Fiama Valenga / Rosamaria Hahn
site.jpg

Para alguns isto pode parecer estranho, como venerar aquilo que foi instrumento de morte do Filho de Deus? Porém, o instrumento que levou a morte o nosso Senhor, é também o instrumento que nos livra da morte eterna. Pela cruz Jesus nos dá a esperança da vida eterna, é Deus que se entrega por suas criaturas, no maior ato de amor e misericórdia. “Cristo na Cruz, Deus que sofre e que morre” (São Josemaria)

Refletindo a vida de Cristo percebemos a sua humildade e pequenez, São Paulo deixa isto claro em sua carta Filipenses: “Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens”. Isto fica ainda mais evidente na sua paixão e morte, ao se deixar ser humilhado, flagelado sem ao menos protestar ou recuar. “Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas” (Is 50,6).

Ao contrário de Cristo o homem não quer se fazer pequeno, quando temos pouco queremos muito e quando temos muito queremos mais. E Deus, aquele que tem tudo, se fez pequeno. Toda a sua vida foi um martírio e em sua morte se submeteu a cruz, se Ele, o próprio Deus, viveu em meio as dificuldades, porque nós viveríamos de forma diferente? Porque viveríamos longe do sofrimento?

Lembremo-nos, Cristo precisou morrer na cruz para vencer sobre a morte. Também nós precisamos de cruzes em nossas vidas para progredirmos, “é necessário que passemos por muitos tribulações para entrarmos no Reino de Deus” (At 14,22). Que as cruzes não sejam motivo de desespero em nossas vidas, elas virão e temos que estar preparados e pacientes para passar por elas.

Ainda soa estranho venerar a Santa Cruz? O que é um instrumento de morte para o mundo, para os cristãos é um símbolo de vida. Sabe qual é o instrumento de morte de Jesus? O nosso apego às coisas do mundo, as nossas quedas, o nosso pecado! Somos nós mesmos.



Banner-Jornais-Unidos-Pela-Vacina-180-x-210-px.png

anuncie_aqui.jpg

TM JORNALISMO LTDA. | (47) 3644-9395

Rua Otto Dettmer, 40, Bela Vista, Cep 89295-000, Rio Negrinho/SC

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal do Povo