Amizade como serviço em tempos de pandemia

Alice, Amanda, Ester, Thais e Gabriela

Já faz algum tempo que gostaria de meditar e escrever sobre a amizade, e agora me parece um momento oportuno. Pensei na amizade como um todo, mas me detive neste tempo que estamos vivendo de pandemia, de privação de liberdades, de fazermos nossas atividades corriqueiras, de estarmos próximos daqueles que queremos bem e isso incluem os nossos amigos. Aqui no nosso Condado Católico, também estamos privadas da companhia uma das outras e isso também tem nos custado. 

Nos vemos muitas vezes diante deste cenário com os nossos sentimentos de impotência, nos perguntando de que modo podemos aliviar os sofrimentos, a solidão, dos outros e também as nossas? Podemos servir aos demais com a nossa amizade, nos fazendo próximos, utilizando as ferramentas da tecnologia a nosso favor, colocando um tom sobrenatural ao utiliza-las, nos servindo delas para apostolado.

Nesta breve coluna vou me servir também de um amigo querido, que é São Josemaria Escrivá. Um santo moderno, que muito me ensina (e ensina com muitas correções inclusive), a fazer o apostolado que está ao alcance de todos, que é o "apostolado de amizade".

"Quando te falo de "apostolado de amizade", refiro-me a uma amizade "pessoal", sacrificada, sincera: de tu a tu, de coração a coração".

Sulco 191

Nosso Senhor santificou as realidades humanas, como o trabalho, o sofrimento e também por que não dizer que santificou também a amizade? Jesus é o verdadeiro modelo de como ser amigo, e como mostra nos evangelhos Jesus fazia muitos amigos, como podemos nos recordar de Lázaro, Marta e Maria.

Penso que no atual cenário que nos encontramos, uma das obras de misericórdia espirituais que está ao nosso alcance (além de rezar pelos vivos e mortos) é de consolar os aflitos, que geram muitos frutos em nossa alma e também na alma dos demais.

Os frutos da caridade são: a alegria, a paz e a misericórdia; exige a prática do bem e a correção fraterna; é benevolente; suscita a reciprocidade, é desinteressada e liberal: é amizade e comunhão:

«A consumação de todas as nossas obras é o amor. É nele que está o fim: é para a conquista dele que corremos; corremos para lá chegar e, uma vez chegados, é nele que descansamos». CIC 1829

 Outra personalidade que eu gosto muito, principalmente no que diz respeito a amizade, é C.S.Lewis. Não só porque escreveu sobre a amizade no seu livro "Os quatro amores" (também é possível ver o valor da amizade em seus vários contos), mas também a vivia com os demais e tinha ótimos amigos como o próprio J.R.R Tolkien, mesmo um sendo protestante e o outro católico, viam e viviam o valor da amizade em si.

"Mas poucas pessoas modernas pensam que Amizade é um amor de valor comparável ou mesmo seja amor".

"Somente esse, de todos os amores, parecia elevá-lo ao nível dos deuses ou dos anjos". (C.S.Lewis-Os quatro amores)

Infelizmente nestes tempos em que o materialismo e o individualismo são tão latentes, é possível observar os "sintomas" que tais ideias vem repercutindo na sociedade moderna e afetam as relações humanas. Nesta quarentena muitas vezes corremos o risco de cair na apatia, principalmente se perdemos de vista o valor da dignidade humana em si, "uma dignidade intocável, porque desde toda a eternidade Deus o desejou", como nos recorda o Catecismo da Igreja Católica ( CIC 1699 ss).

Tendo em vista como podemos amar e assim servir as pessoas com a nossa amizade, procuremos com aquilo que está ao nosso alcance fortalecer nossas amizades, semear esperança, e não uma esperança que o mundo tanto fala, porém é tão vazia, mas sim a esperança do Ressuscitado.

 Eu gostaria de concluir então com o meu amigo (espero que ele seja seu amigo também) que me ensinou que no tempo de loucura é tempo de santidade. Te desejo um ótimo e fecundo apostolado e que o Espírito Santo te conduza na "santa criatividade" de fazer apostolado.

"É tempo de esperança, e eu vivo deste tesouro. Não é uma simples frase, Padre - dizes-me -, é uma realidade". Então..., o mundo inteiro, todos os valores humanos que te atraem com uma força enorme - amizade, arte, ciência, filosofia, teologia, esporte, natureza, cultura, almas... - tudo isso, deposita-o na esperança: na esperança de Cristo". 

Sulco 293



Banner-Jornais-Unidos-Pela-Vacina-180-x-210-px.png

anuncie_aqui.jpg

TM JORNALISMO LTDA. | (47) 3644-9395

Rua Otto Dettmer, 40, Bela Vista, Cep 89295-000, Rio Negrinho/SC

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal do Povo