PAPO DIRETO

Confira a Coluna Papo direto desta semana

Papo direto sobre assuntos de RN e SC

Redação

TRABALHO INTENSO

Nessa semana os partidos políticos tiveram movimentação intensa para viabilizar a regularização do registro de todos os candidatos a vereadores, prefeito e vice prefeito. Uma corrida louca atrás de documentos, certidões e papes de todo tipo, para que os candidatos possam, dentro de alguns dias, sair em busca dos votos, com santinhos e outros materiais de campanha.

PRIMEIRO REGISTRO

Até o momento apenas um candidato foi registrado no sistema do TSE. O Coronel Fabiano foi o primeiro candidato a prefeitura a contar no sistema. Para vereadores, vários partidos já registraram seus candidatos. O prazo é até dia 26.

FABIANO E ERIKSSON

Fabiano do PSL apresentou seu plano de governo num documento de 38 páginas. Nas próximas edições o Jornal do Povo trará mais detalhes dos planos de cada candidato. Ainda podem ser feitas alterações nas documentações que ainda serão julgadas pelo tribunal. Fabiano declarou ao tribunal um valor de R$1.019.056,73 em bens de imóveis e veículos. O candidato a vice, Erikson Wantowsky declarou R$ 294.750,00 em bens.

150 CANDIDATOS A VEREADORES

Aproximadamente 150 candidatos a vereadores estarão disputando as 9 vagas para a câmara para a legislatura de 2021 a 2024. São 13 partidos que lançaram candidatos, entretanto, quem lançar poucos candidatos tem poucas chances de eleger algum vereado. Estimamos que apenas 8 ou 9 partidos tem reais condições de eleger pelo menos um vereador, mas próxima Câmara deve ter até 6 partidos. Na eleição de 2012 foram apenas 3 e na última foram 4 partidos. Para os partidos conseguirem dois vereadores será bem difícil e três praticamente impossível!

O SONHO É LIVRE

Tem líder de partido político, que não elege nenhum vereador há quase duas décadas, anunciando que vão eleger dois vereadores. Se o discurso for pra motivação do pessoal, tudo bem, mas dai acreditar nisso é muita ingenuidade. O que mais tem durante esse período eleitoral, são pessoas acreditando em Papai Noel, cegonha e ainda alguns que os seus filhinhos vão ganhar NOTEBOOK de presente.

BEM LONGE

Durante toda essa campanha, os eleitores dificilmente vão ver fotos em eventos, do candidato Caio Treml com os candidatos a vereador Beto Albuquerque, ou candidato Piska. Segundo comentários de bastidores, Caio quer distância dos dois, e não é distanciamento social por conta da pandemia.

CRITICAS PESADAS

Alguns da turma que apoiam Caio Treml, a prefeito de Rio Negrinho, vem fazendo pesadas críticas ao atual prefeito, nas visitas que estão fazendo. Quando saem das casas visitadas, a notícia chega rapidinho ao atual chefe do executivo.

VÃO RESOLVER TUDO

Nas visitas feitas por candidatos, segundo comentários das pessoas visitadas, a partir do dia 2 de janeiro de 2021, todos os problemas da cidade estarão sendo resolvidos. Detalhe: Em todas as áreas possíveis da prefeitura e da cidade.

IMPEACHMENT

Impeachment do governador e da vice de SC segue andando rápido. Nesta semana foram sorteados os 5 desembargadores que participarão do julgamento. Também foram eleitos os 5 deputados que juntos com os desembargadores formarão o tribunal especial.

DATA ESTIMADA

Segundo informações de bastidores, divulgados Ânderson Silva da NSC, o cronograma que será apresentado por Ricardo Roesler, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), a data prevista para apresentação dos posicionamentos dos membros do tribunal será dia 07 de outubro. Para definição irão votar os cinco deputados e os cinco desembargadores. O presidente do Tribunal somente vota em caso de empate.

Economia EM SC

Nessa quinta-feira foi divulgado um estudo do IBGE sobre desocupação, renda, afastamentos, trabalho remoto e outros efeitos da pandemia no trabalho. Segundo o estudo, em agosto Santa Catarina atingiu 8,2% de desocupação. É o menor índice no país, mas alto para os padrões catarinenses.

Confira o estudo em: https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/

CORRUPÇÃO NA CÂMARA

Ontem houve uma grande operação em Laguna/SC. Agentes políticos, empresários e servidores públicos foram alvo de uma força tarefa da Ministério Público de Santa Catarina da Polícia Civil. 12 dos 13 vereadores foram proibidos de entrar na Câmara e 1 destes foi afastado do cargo. Ao todo 120 mandados de busca e apreensão foram expedidos, além da autorizações judiciais de prisão, afastamento de cargo público e apreensão de bens na Operação Seival 2. A investigação apura crimes em Laguna e no Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev).

NOVA CNH

Nessa semana foi aprovado pelo congresso as regras para nova CNH. Muitos avanços foram conseguidos. O projeto ainda pode passar por alguma sansão do presidente e deve entrar em vigor 6 meses após a publicação.

VOLTA DOS PERITOS DO INSS

Enfim devem voltar ao trabalho os peritos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou nesta quinta-feira (24) a decisão que havia não permitia a volta dos médicos do INSS ao trabalho presencial. Também fica retomado o corte de ponto dos profissionais que não comparecerem.

PRIMAVERA

Essa semana tivemos início a estação mais linda de todas. A estação das flores. Que floresça em cada coração, em cada família e em cada lar, uma flor representando a alegria e a esperança em um mundo melhor para todos, principalmente após esse período que estamos vivendo.



Banner-Jornais-Unidos-Pela-Vacina-180-x-210-px.png

anuncie_aqui.jpg

TM JORNALISMO LTDA. | (47) 3644-9395

Rua Otto Dettmer, 40, Bela Vista, Cep 89295-000, Rio Negrinho/SC

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal do Povo