COVID-19

SC apresenta plano de retomada e confirma 149 casos no estado

Primeira morte no estado; Brasil registra 77 mortes e casos são quase 3 mil

Redação

Nesta quinta-feira a noite, em coletiva de imprensa, o Governador do Estado, Carlos Moisés, atualizou os dados oficiais da doença em Santa Catarina.  

Nesta semana foi confirmada a primeira morte causada pelo vírus Covid-19. Trata-se de um senhor de Antônio Carlos. Ele era morador de uma casa de repouso e foi atendido em São José. O governo já solicitou exame de todos os moradores da mesma casa que possui vários idosos. Antes disso, havia uma morte em Xanxerê, onde havia a suspeita de ser causada pelo coronavirus, mas o exame descartou o vírus.

Números da doença em SC

Santa Catarina agora tem 149 casos confirmados e 325 casos suspeitos. Como anunciado no dia anterior, haveria uma mudança em relação ao anúncio das cidades com a doença. Será considerado a cidade onde os pacientes moram, e não onde estão sendo atendidas.

Com isso Laguna saiu da lista e, com os novos casos, 3 cidades foram adicionadas. Confira os números por cidade na Tabela.


Retomada dos Serviços

O Governador anunciou a volta de várias atividades econômicas para a próxima semana.

Além de liberar todos os serviços, a partir de 01/04, todos os serviços de profissionais autônomos como domésticas e profissionais liberais. Para as demais empresas:

Ficam autorizadas parcialmente as seguintes atividades, por prazo indeterminado:

A partir de 30/03.

- a) agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, exclusivamente para atendimento de pessoas que necessitem de serviços bancários presenciais.

A partir de 03/04.

a) As atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral;

b) Atividades do setor hoteleiro;

c) Atividades de Construção Civil;

d) Os escritórios de prestação de serviços em geral;

e) Os centros de distribuição e depósitos;

Continuam proibidos

a) A circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros;

b) A circulação e o ingresso no território catarinense de veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, público ou privado, bem como veículos de fretamento para o transporte de pessoas;

Confira o documento completo no link:

Governo do Estado de Santa Catarina CoronaVirus 4 pdf compressed.pdf

Capacidade Hospitalar

Com a notícia que os fabricantes de respiradores só podem ser vendidos para o Ministério da Saúde, houve muita preocupação referente a quantidade já disponível em SC.

O Secretário de Saúde, Helton Zeferino, informou que o estado "já possui 192 leitos separados para o tratamento de Covid-19. Destes, 89 são novos leitos com novos monitores e respiradores. Mas desejamos chegar, até o final do processo, com ampliação de 713 leitos para o tratamento do coronavirus".

Brasil

Até a finalização desta edição, na noite de 26/03, os números no Brasil eram de 2.942 casos confirmados e 77 mortes. Mais de um terço dos casos está concentrado no Estado de São Paulo.

O Governador, porém, ressaltou que na análise deles, "a crise ainda não chegou no país. Pessoas não podem achar que porque alguns setores estão voltando, que a crise acabou. Apenas começamos a ter o contato do vírus".



selo 16 anos.jpg


Edição Impressa

980 menor.jpg


anuncie_aqui.jpg

TM JORNALISMO LTDA. | (47) 3644-9395

Rua Otto Dettmer, 40, Bela Vista, Cep 89295-000, Rio Negrinho/SC

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal do Povo