Parabéns Samae pelos 50 anos de ótimos serviços prestados à comunidade de RN

05 Novembro 2018 11:05:00

Redação

Por indicação do presidente, Abel Hacke, foi realizada uma sessão festiva na Câmara de Vereadores, em comemoração ao cinquentenário ao SAMAE na noite de quarta-feira, dia 31, exatamente na data da fundação da autarquia que ocorreu no ano de 1968. 

Na Sessão foram homenagem todos os servidores do SAMAE, ativos e inativos, todos os diretores que estiveram à frente da autarquia e ainda foram lembrados todos os prefeitos que fizeram parte da história do SAMAE.

O evento contou com plenário lotado, com a participação de praticamente todos os 56 colaboradores, seus familiares e várias autoridades.

Entre as autoridades convidadas o prefeito Julio Ronconi e todos os ex-prefeitos Alcides Grohskopf, Osni José Schroeder, Abel Schroeder, Guido Ruckel. que se fizeram presentes, Ainda foram lembrados o ex-prefeito Mauro Mariani e os saudosos ex-prefeitos Álvaro Spitzner, Almir Kalbusch, Paulo Becker, Nivaldo Simões de Oliveira e Vagemiro Jablonski, que muito contribuíram para a criação e desenvolvimento do SAMAE durante esses 50 anos.

O ponto alto da noite ficou por conta do ex-diretor, Mário Pscheidt que contou várias passagens que vivenciou enquanto esteve à frente da administração da autarquia por quase 10 anos. Entre os relatos emocionados falou das dificuldades no início das obras de implantação da rede de água sendo feito literalmente à picaretas, com a falta de equipamentos e maquinários e, ainda, do grande apoio recebido da comunidade por muitas vezes, que não medira esforços para ajudar nas escavações.

Ainda um vídeo de imagens raras e atuais foi apresentado mostrando um pouco da história da autarquia e, ao final, uma apresentação musical com Greicy Schwendner (que participou de uma das edições do programa The Voice Brasil da Rede Globo) e, em seguida foi servido aos convidados um coquetel com direito a bolo decorado do aniversariante.

Foram homenageados: 

Diretores do SAMAE indicados pelo prefeito municipal  

  • Mário José Pscheidt - 16-10-97 - 04-01-07
  • Zeno Tschoeke Filho - 04-01-07 - 13-06-07
  • Edilson Rogério Raschke - 14-06-07 - 31-12-08
  • Adriana Schroeder - 01-01-09 - 31-12-12
  • Rubens Mühlbauer - 04-01-13 - 01-02-15
  • Hugo Rodolfo Binder - 01-02-15 - 31-12-16
  • Gilson José Reckziegel - 18-01-17 - Atual

Homenagem Especial 

Um dos servidores que contribuíram significativamente para a implantação do sistema de abastecimento de água e dedicou-se por longa data aos trabalhos realizados pela autarquia foi o senhor Orlando Pscheidt que recebeu uma placa em homenagem aos serviços prestados à comunidade de Rio Negrinho.

Servidores homenageados por mais de 20 anos de trabalho:  

  • Marcos Venicio Telma - Operador de Arae - 23 Anos
  • Nilceu Nunes de Lima - Técnico Em Saneamento - 29 Anos
  • Gilson José Reckziegel - Técnico em Saneamento - 23 Anos
  • Carlos Kopitski - Operador de ETA - 23 Anos
  • Claudinor Carvalho - Escriturário - 33 Anos
  • Ilário Neppel - Auxiliar De Operação - 23 Anos
  • Jair Alves Bonnette - Operador de Arae - 20 Anos
  • Dionésio Raimundo Cardoso - Operador de Arae - 23 Anos
  • Julio César Marinhesky - Operador de Arae - 23 Anos
  • Edson Luiz Kingerki -Tecnico Administrativo - 24 Anos
  • Erlo Arisson Maia - Operador de ETA - 23 Anos

Equipe Atual

A história do SAMAE 

Em 31 de outubro de 1968, através da lei municipal Nº 194, foi criado pelo então prefeito municipal Sr. Vagemiro Jablonski, o SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO, que veio a ser inaugurado oficialmente em 08 de novembro de 1970, pelo então prefeito, Sr. Alvaro Spitzner.

A implantação do sistema de abastecimento de água do Município de Rio Negrinho, como em várias cidades do estado, teve como base fundamental à liberação de empréstimos junto ao BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, via Banco do Brasil, com o aval do município, e, como responsável pela execução das obras a Fundação de Serviços de Saúde Pública - FSESP, que gerenciava os recursos.

Até outubro de 1997 o SAMAE era administrado pela fundação SESP/FUNASA, e os diretores eram engenheiros do seu quadro:

  • Hélio Sanfelice - 31-03-78 - 06-04-80
  • Milton Tadashi Shiratori - 04-05-92 - 28-02-97
  • Valnei José Beckhauser - 01-03-97 - 15-10-97

A partir de outubro de 1997 a administração passou a ser municipal e os diretores indicados pelo prefeito municipal.

Rio Negrinho efetuou empréstimos da ordem de U$$ 194.000,00 (cento e noventa e quatro mil dólares), em 32 parcelas semestrais, com 16 anos para sua liquidação, o que ocorreu em julho de 1986, cujas prestações eram quitadas pelo valor do dólar no dia do vencimento. Com estes recursos foram implantados cerca de 40% do sistema de água.

Após o término das obras e a inauguração do sistema, foi efetuado convênio pleno de Administração com a Fundação de Serviços de Saúde Pública - (FSESP). Vários recursos foram aplicados através deste convênio na ampliação do sistema, contando também com recursos oriundos do município e do SAMAE.

Os trabalhos visando a coleta e o tratamento de esgoto em Rio Negrinho tiveram início ainda no ano de 1982, mas receberam impulso apenas nos últimos 11 anos, quando grandes investimentos foram realizados na área.

Em 2011, a administração do ex-prefeito Osni José Schroeder, de forma inédita, conquistou junto ao Governo Federal o valor de 13 milhões de reais a fundo perdido, para a continuidade da obra de implantação do esgoto sanitário que hoje atinge 90% de esgoto tratado.

Com a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico, no ano de 2013, e suas reestruturações, o atual Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, passou a ser designado de Serviço Autônomo Municipal de Saneamento Básico, mantendo-se a logomarca SAMAE. O resultado é uma cobertura de 162 quilômetros de rede na cidade, o que representa 94,05% da área urbana.

O atendimento à população é feito por meio do escritório central do SAMAE. Este espaço acomoda os setores de emissão de contas, atendimento, informática, contabilidade, tesouraria, compras, patrimônio, recursos humanos, engenharia, desenho, consultoria jurídica e direção.

Todo o trabalho do SAMAE é fruto de dedicação de seus 56 colaboradores.

Imagens



selo 12 anos.png


Edição Impressa



anuncie_aqui.jpg

TM JORNALISMO LTDA. | (47) 3644-9395

Rua Otto Dettmer, 40, Bela Vista, Cep 89295-000, Rio Negrinho/SC

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal do Povo