Quem foi Dom Pedro I

Nascido em 1798 no Palácio Real de Queluz, em Portugal, mesmo lugar onde faleceu em 1834 após abdicar o trono no Brasil.

Dr. José Kormann

Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim é o nome completo de Dom Pedro I, nascido em 1798 no Palácio Real de Queluz, em Portugal, mesmo lugar onde faleceu em 1834 após abdicar o trono no Brasil. 

Foi o quarto filho do Rei D. João VI de Portugal e de Carlota Joaquina da Espanha e, portanto, teve sua infância conturbada por conta do casamento conflituoso de seus pais, que viviam em diferentes palácios. Dessa forma, sua educação não foi grande preocupação da família, o que não justifica as ideias comuns que o retratam como ignorante e pouco atento aos estudos.

Em 1807 as tropas francesas invadem Portugal fazendo com que a família real se mudasse para a colônia. O Rio de Janeiro passou a ser o local de moradia e D. Pedro I, ainda infante, passa a viver no Brasil, na Quinta da Boa Vista.

Casou-se com Maria Leopoldina da Áustria em 1817, com quem teve sete filhos: D. Maria, D. Miguel, D. João Carlos, D. Januária, D. Paula, D. Francisca e D. Pedro. Mas, seus casos extraconjugais também ficaram famosos, sendo o mais emblemático deles o caso que manteve durante anos com Domitila de Castro, a Marquesa de Santos. O encontro com a Marquesa foi repleto de sexo, amor, joias e influência, que podem ser atestados pelas correspondências trocadas entre os amantes. Domitila foi uma figura tão importante ao lado do Imperador que hoje sua residência situada na cidade de São Paulo, o Solar da Marquesa de Santos, é aberto a visitações.

 Foi Pedro I que em 07 de setembro de 1822 declarou a Independência do Brasil, sendo seu primeiro imperador, até sua abdicação para Pedro II em 1831.

Por duas vezes D. Pedro I abdicou o poder em nome dos filhos. Num primeiro momento, em 1826, para Maria da Glória tornar-se Rainha de Portugal e em 1831 para que D. Pedro II ser o segundo imperador brasileiro. O imperador brasileiro se envolveu em conflito com o irmão Miguel, que tinha por intenção tomar o poder de Maria, sua sobrinha e esposa. Mesmo vencendo a guerra contra o irmão não pode desfrutar do poder, pois veio a falecer logo em seguida.

Continua.



selo 16 anos.jpg


Edição Impressa



anuncie_aqui.jpg

TM JORNALISMO LTDA. | (47) 3644-9395

Rua Otto Dettmer, 40, Bela Vista, Cep 89295-000, Rio Negrinho/SC

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal do Povo