Coluna Papo Direto, dia 30/Janeiro/2019

31 Janeiro 2019 11:15:00

Confira o que foi destaque nessa semana na Coluna Papo Direto

Redação

RENAN NA PRESIDÊNCIA DO SENADO

O Senador Renan Calheiros (MDB), está trabalhando forte nos bastidores para conquistar pela quarta vez a Presidência do Senado Federal. Mesmo com todos os problemas com a justiça, incluindo a Lava Jato, o Senador de Alagoas tem apoio de muita muitos caciques, certamente pelo poderio econômico que Renan sempre ostentou.

DISPUTA NA CÂMARA

Apesar de inúmeras candidaturas lançadas a presidência da Câmara, a mesma deve acabar ficando com o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que segue costurando apoios para tentar se reeleger. A última candidatura anunciada foi mais uma bela novidade do Partido Novo. A bancada do partido decidiu lançar o deputado Marcel Van Hattem (NOVO-RS). Essa seria uma boa opção para seguir renovando o congresso como o povo pediu nas eleições de outubro!

SAINDO DA CRISE

Uma projeção feito pela Tendências Consultoria Integrada, aponta que Santa Catarina e mais cinco estados cujo PIB deste ano irá superar o de 2014, antes do início da recessão. Os outros são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima e Rondônia. A expectativa de incremento de 2019 comparado com 2014 é de 0,2% na economia catarinense.

FIM DAS REGIONAIS

Segundo a reforma administrativa encaminhada pelo governador Moises, será o fim das secretarias regionais encerrando um ciclo de 16 anos de sua existência, criadas pelo MDB, desde 2003. Agora os prefeitos terão uma secretaria especial junto ao centro administrativo para recepcionar os gestores municipais, numa tentativa de substituir as Regionais, com menos custo aos cofres públicos.

MDB DEVERÁ ELEGER NOVO PRESIDENTE

O MDB deverá no mês de maio próximo eleger seu novo diretório estadual e por consequência seu novo Presidente Estadual. Um dos cotados é Carlos Schiodini de Jaraguá do sul que representa uma força jovem do partido, apoiado pelo atual presidente Mauro Mariani.

NOMES DE PESO

Segundo as más línguas, quem deverá assumir a presidência do MDB é o ex-governador Eduardo Pinho Moreira, que vem trabalhando com essa possibilidade nos bastidores, tendo como principais cabos eleitorais, Edinho Bez e Dario Berger, já preparando as eleições de 2022 com Dário para Governador e Pinho Moreira ao senado.

PONTOS FACULTATIVOS

O Governador apresentou nessa semana as datas que serão feriados e os absurdos pontos facultativos. Enquanto a iniciativa privada trabalha o serviço público para sem motivo. Aqueles tradicionais dias para o servidor emendar o feriado. Ao todo são 7 pontos facultativos, 8 feriados nacionais e 1 feriado estadual!

PONTOS FACULTATIVOS II

Ainda há esperanças que o governo volte atrás em alguns pontos facultativos. O deputado estadual eleito, Bruno Souza (PSB), deve entrar com um pedido para não haver mais pontos facultativos em dias úteis, assim como fez na prefeitura de Florianópolis quando vereador

PSL - PRIMEIRA CRISE

O Partido que assumiu a Presidência da República e o Governo do Estado de Santa Catarina, teve sua primeira crise de egos no estado. O problema aconteceu quando o atual Presidente deixou fora da nova diretoria do partido os deputados eleitos pela sigla. Como todo partido, o PSL não tem nada de novo. Os problemas são os mesmos de novos e antigos partidos.

PSL EM RIO NEGRINHO

Acreditando que poderá ser uma surpresa como aconteceu a nível nacional com o Jair Bolsonaro e com Carlos Moises para Governador do Estado, lideranças locais estão articulando para fazer o PSL ter candidatos em Rio Negrinho para as próximas eleições.

PSL E ANTIGOS POLÍTICOS

O fato estranho, é que os que estão querendo fazer do PSL local uma surpresa, na verdade são antigos políticos que tiveram suas carreiras interrompidas pela falta de votos e querem se passar por novidade ou novos, usando a sigla de Bolsonaro.

SC AJUDANDO MG

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina tinha chegada prevista para essa quarta-feira em Brumadinho (MG) para auxiliar no atendimento e resgate nos estragos do rompimento da barragem. A pedido do governo de Minas Gerais, a força-tarefa foi acionada na terça-feira e prontamente atendida pelo Governador Moisés.

REPRESENTANDO O PREFEITO

A Secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Marlete Schroeder, esteve representando o Prefeito Julio Ronconi, em reunião realizada na última terça-feira, para tratar assuntos relacionados ao Instituto de Meio Ambiente - IMA. A reunião contou com a presença do Prefeitos Magno Bollmann (SBS), Rubens Blaszkowski (CA), vice prefeito Marcio Dreveck e Secretário de Planejamento de São Bento do Sul, Luiz Claudio Schuves e tinha por objetivo buscar soluções para as demandas ambientais pendentes nos três municípios.

PRA QUEM AINDA NÃO SABE

O Conselho Federal da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - editou a Súmula 09, que assim dispõe: "O controle de ponto é incompatível com as atividades do Advogado Público, cuja atividade intelectual exige flexibilidade de horário".

Ou seja: a exigência de controle ponto do advogado público viola prerrogativas basilares da autonomia e da independência funcionais, visto que muitas funções jurídicas são

exercidas fora do ambiente de trabalho e fora do horário de expediente e a maleabilidade é necessária para o completo exercício dessa importante função social

JANEIRO JÁ FOI

Tudo passa tão rápido. Janeiro já foi com todo esse calor. Fevereiro marca o início das aulas e março nesse ano é o carnaval. E assim 2019 vai passando e quando percebemos, estamos no inverno, primavera e natal. Viva a vida a cada dia sem esperar por finais de semana, o final do mês ou o final do ano.  




selo 15 anos.jpg


Edição Impressa



anuncie_aqui.jpg

TM JORNALISMO LTDA. | (47) 3644-9395

Rua Otto Dettmer, 40, Bela Vista, Cep 89295-000, Rio Negrinho/SC

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal do Povo