Coluna Papo Direto, dia 25/Janeiro/2019

25 Janeiro 2019 11:30:00

Confira o que foi destaque nessa semana na Coluna Papo Direto

Redação

ANO DE ESTRUTURAÇÃO PARTIDÁRIA

O ano de 2019 passa a ser o terceiro do atual governo municipal e também o ano de estruturação dos partidos que pretendem disputar as eleições municipais de 2020. É o período onde os dirigentes partidários começam as mobilizações para compor o número de vereadores que estarão na disputa. A briga promete ser grande.

CLÁUSULA DE BARREIRA  

Com as novas regras eleitorais e com as cláusulas de barreira que estão sendo exigidos para todos os partidos políticos, os menores (nanicos) tendem a sumir do cenário político nos próximos anos. Para as próximas eleições já haverá necessidade de chapa completa, ou seja, todos os partidos terão que ter sozinhos, 14 nomes para vereadores, sendo 9 de um sexo, e 5 de outro, obrigatoriamente.

IGUALDADE ENTRE OS SEXOS 

Na era da igualdade entre os sexos as exigências deveriam ser de forma integral para tudo, inclusive para lançarem igual número de candidatos de ambos os sexos e, também, para aumentar o número de eleitAs para compor a Poder legislativo. Embora a participação feminina ainda seja reduzida, essa exigência obrigaria os partidos a reduzirem o número de homens, em prol de igualar ao número de mulheres, possibilidade aumentar o número de mulheres legislando.

PRAZO PARA CONSTITUIÇÃO DE DI DIRETÓRIOS 

Por conta de várias alterações exigidas pela legislação os Partidos Políticos têm até o dia 28 de junho para constituir diretórios estaduais e municipais definitivos, e não mais apenas comissões provisórias, como era comum em vários municípios até as últimas eleições. Resolução do TSE nº 23.571/2018, disciplina a criação, organização, fusão, incorporação e extinção de agremiações partidárias.

REDES SOCIAIS LANÇANDO NOMES 

Por conta da proximidade das eleições de 2020, algumas figuras "espertas", estão tentando de todo jeito lançar seus nomes para cargos eletivos nas redes sociais e em grupos de whatsapp. Alguns até estão tentando mostrar trabalho social, mas em geral o que vemos é falarem mal dos atuais vereadores. Começando desse jeito, estão começando muito mal.

NOMES ESTÃO PALPITANDO

 Como é um ano decisivo para a vida política da cidade, todo dia surgem nomes para as eleições majoritárias de 2020. Recentemente foi feito uma pesquisa, sobre esse cenário político. Como já era esperado, nomes de ex-prefeitos sempre estão entre os mais cogitados e figuram em destaque nas pesquisas recentes. Também aparece nomes de empresários e profissionais liberais. Assim sendo, o cenário está completamente aberto e qualquer resultado pode acontecer.  

ILUSÃO  

Tem alguns cidadãos que apoiaram o Presidente Bolsonaro e depois, apenas no segundo turno, apoiaram o Comandante Moises para Governador, se dizendo do PSL e, só por isso, estão convictos de que serão as surpresas nas eleições municipais de 2020. Alguns desses são os mesmos macacos velhos que não conseguiram nada com a política, e estão agora querendo encontrar um galho seguro, numa sigla que foi vitoriosa em 2018. Porém nada é definido, pois a sigla que surpreendeu em 2018 pode não decolar e até afundar em 2020, se não mostrar resultado positivo. Mas o sonho é livre!

NOVAS OBRAS 

Neste mês de janeiro já iniciaram as obras de ampliação do Posto de Saúde Central para a construção de novos consultórios de atendimento de especialidades médicas. As obras devem ter continuidade até o meio do ano e irá oferecer um amplo espaço para melhorar o atendimento médico para toda a comunidade.

VIAGEM INTERNACIONAL 

Jair Bolsonaro está em sua primeira viagem internacional representando o Brasil, e por sinal muito bem acompanhado dos ministros Paulo Guedes e Sérgio Moro. Até o presente momento, estamos muito bem representados no encontro de Davos.

JORNAL DO POVO COMPLETA 15 ANOS 

Parabéns a toda equipe do Jornal do Povo que teve sua primeira edição publicada no dia 24 de janeiro de 2004. Fundado pelo seu diretor-presidente, Marcelo Adriano Nunes, o Jornal do Povo está comemorando 15 anos de atividades. Agradecemos a todos os leitores, amigos e colaboradores!




selo 15 anos.jpg


Edição Impressa



anuncie_aqui.jpg

TM JORNALISMO LTDA. | (47) 3644-9395

Rua Otto Dettmer, 40, Bela Vista, Cep 89295-000, Rio Negrinho/SC

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Jornal do Povo